Thursday, September 14, 2006

O reencontro de amigos e gerações de serrarienses

Por Wellington Farias
Reencontros de amigos e gerações que desde há muito não se viam, homenagens póstumas e de corpo presente - além de celebrações religiosas - marcaram com êxito a realização, no dia 19 de agosto de 2006, o Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria. A idéia do evento partiu de Ricardo Duarte (neto de Dr. Ovídio) e Gerlane Cavalcanti (filha de Severino Cavalcanti) e teve o apoio dos serrarienses, com destaque para Nemésio Cavalcanti, que empenhou-se pelo sucesso. Muita gente que reside fora de Serraria teve a oportunidade voltar à terra natal, rever amigos e parentes. As homenagens foram mais que merecidas. Dentre outros, foram homenageados Ovídio Duarte, Miguel Levino, Waldemar dos Santos Lima, Pedro Gondim, Sales Farias, Mizael Mendes, Monsenhor Aluísio Catão - que completa 50 anos de vida sacerdotal - e Manoel Rocha. Na sequência, um registro fotográfico, amador, dos momentos mais relevantes do evento.

Wednesday, September 13, 2006

Um cenário que remonta aos memoráveis tempos de grandes festas religiosas, em Serraria: a procissão do Sagrado Coração de Jesus, acompanhada por crianças, pelas Filhas de Maria e muitos outros fiéis.

Conduzindo o Andor com a imagemdo Sagrado Coração de Jesus, a procissão - que partiu da Avenida Duarte Lima - seguiu pela Rua Monsenhor Walfredo, com grande acompanhamento, muito embora nem tanto como nos memoráveis tempos de grandes eventos religisos realizados até os anos 60.


Um momento de euforia, em plena procissão, gerado pela oportunidade de rever velhos amigos: Orlando Floro e Nemésio Cavalcanti. Totalmente "ligados" no evento religioso :-). Em primeiro plano, Maria Luciene, esposa do jornalista e futuro diácono, José Nunes.


Acompanhada por uma banda musical de Bananeiras (ao fundo), aprocissão passa pelo largo da Praça Antônio Bento, pleno centro de Serraria. Lú, ao centro, entre as Filhas de Maria.

Tuesday, September 12, 2006


Ainda no trajeto da rua Monsenhor Walfredo, a procissão retorna ao centro da cidade, rumo à igreja, onde em seguida a Missa de Ação de Graças seria concelebrada pelo Monselhor Aluísio Catão e os padres Gaspar Rafael Nunes e Carlos Alberto.


A procissão do Sagrado Coração de Jesus passando à altura da casa onde morou Seu Sales (á direita), na Rua Monselhor Walfredo.


Afora dezenas de pessoas que acompanharam o cortejo, muita gente postou-se nas portas, janelas e calçadas de Serraria para contemplar a passagem da imagem do Sagrado Coração de Jesus, na procissão. Na segunda casa à direita, em tons avermelhados, até os anos 70 morou o industrial Antônio Carvalho, ex-prefeito da cidade.


Estando à-toa na vida (ou não), como diria o poeta Chico Buarque, muita gente parou para ver a banda passar. A banda foi uma valiosíssima contribuição dada ao evento pela vizinha e simpática cidade de Bananeiras. Aos bananeirenses, a gratidão dos serrarienses!


O jornalista José Nunes, em pose de diácono, na Missa de Ação de Graças, concelebrada também para dar uma maior dimensão ao Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria. Compenetrado todo, Nunes está se preparando para o diaconato. A trajetória desse menino indica que, a continuar assim, vai terminar no Vaticano. Cardeal, nada. Papa mesmo :-)

Jalva Lopes e Eloise Elane, na praça de Serraria, durante o encontro de amigos e filhos da cidade. Duas santinhas do pau oco :-)

A jornalista Eloise Elane, minha companheira, também prestigiou o Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria. Com passagem pelos principais jornais e TVs de João Pessoa, Eloise é assessora de imprensa da Procuradoria Geral de Justiça, na Capital do Estado. Católica até dizer basta, aqui aqui ela assiste à Missa, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.


Inesquecíveis momentos, como o encontro de amigos serrarienses, foram patrocinados pelo evento. Nesta foto, em plena Praça Antônio Bento: Ronaldo Carvalho, Edilson, Nilton Amarante, um dos filhos de Edegar, cujo nome não lembro agora, Nilton Amarante (o filho) e Moisés Carvalho.


O juiz aposentado, Firmo Justino, comigo, na Praça Antônio Bento, em Serraria. Embora de gerações diferentes, somos muito amigos. Em meados dos anos 70, trabalhaamos juntos na vetusta A União. Além de jornalista dos bons, cronista de boa cepa, Firmo Justino é um magistrado que dignifica a Magistratura: tem alma de humanista, de poeta e é desprovido da famosa "juizite", doença que geralmente acomete o ego dos magistrados arrogantes. Uma grande pessoa.


Amigos e conterrâneos fraternos se reenocontrando, em Serraria. Em frente à antiga farmácia de Dr. Ovídio: Nilton Amarante, Antônio Eduardo, eu, George Rocha e o pai, Geraldo Rocha. Uma galera peso-médio.


Roberto Cavalcanti, eu e minha mulher, Eloise Elane. Roberto Cavalcanti foi prefeito de Serraria nos anos 70. "Alforriou" uma geração inteira de jovens que padeciam do sacrifício de carregar galões de água nas costas, para abastecer o consumo doméstico: implantou o sistema de abastecimento dágua, sonelemente inaugurado na Praça Antônio Bento, em 1970. Serraria passava ostensar o orgulho de ser a décima cidade da Paraíba a ter água encanada. Despachando saúde e ótima aparência, Roberto Cavalcanti foi um dos mais verdadeiros amigos do meu pai, o velho Sales.

Gerações de serrarienses e amigos da terrinha num emocionante reencontro, depois de muitos anos. Eu, José Nunes, Genésio Mendes, Nemésio Cavalcanti (filho de Zezinho Afonso), o desembargador Miguel Levino e a esposa, Dra. Olga. À época em que foi juis em Serraria, nos anos 60, Dr. Miguel foi muito além de suas obrigações de magistrado: deixou marcas indeléveis no desenvolvimento do município, como responsável pela instalação do antigo Colégio Comercial Antônio Bento, em que gerações a fio concluiram o curso ginasial. Até então, a educação de Serraria não passava do antigo primário. A idéia de homenagear Dr. Miguel partiu de Gernale Cacalcanti, com direito a justificativa oral, nas reuniões preparatórias do evento. :-)



Serrariense que nunca abandonou as origens, Mário Carvalho também prestigiou o Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria. No flagrante fotográfico, feito no adro da Igreja, Mário ostenta,orgulhoso, o seu neto.


Getúlio e a esposa, em frente ao adro da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Serraria. Ao fundo, um belíssimo painel em azulejos feito por um grande artista da Bahia, inspirado na paisagem central da cidade.



Eu e o Monsenhor Aluísio Catão, na sacristia da Igreja de Serraria. Durante anos, o Mons. Catão foi pároco da cidade, a sua segunda paróquia (a primeira foi Bayeux). Fui acólito na mesma igreja pouco depois que o Mons Catão foi transferido para Anápolis (Go), sendo substitutido pelo padre José Paulino (dono do Colégio João Paulo II, em João Pessoa).
Como todo acólito que se preza, além de auxiliar na celebração religiosa, eu comia uma hóstia empurrada e bebia delicioso vinho. As deliciosas hóstias (não consagradas, claro!) eram feitas por Zefa de Mariinha Duarte.
A propósito de Zé Paulino, foi ele quem cometeu a "proeza" de destruir os belíssimos Altares da Igreja de Serraria, a pretexto de uma suposta necessidade de oferecer mais espaço para os fiéis se acomodarem melhor. Hoje, a nossa belíssima igreja está praticamente vazia e sem os altares que enchiam os olhos dos visitantes.

Amigos que há anos não se viam puderam desfrutar do reencontro, em Serraria, como se vê nesta foto, tirada no adro da Igreja Sagrado Coração de Jesus: Ricardo Duarte (neto de Ovídio Duarte), Waldemar dos Santos Lima (ex-prefeito da cidade), Beto de Dona Nolinha, Mons. Aluísio Catão e Getúlio. Um momento que haverá de se repetir, dinda, por muitos anos.

Uma das homenagens mais significativas e justas foi prestada ao farmacêutico Ovídio Duarte. Ex-prefeito de Serraria, Dr. Ovídio foi profissional dos mais qualificados do Nordeste, na área farmacológica, além de dotado integridade moral à toda prova. Por ocasião da escolha dos homenageados, nas reuniões preliminares do Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria, Dr. Ovídio foi unanimidade: o que deveria ser votação, de fato foi uma aclamação. Na foto, Ricardo Duarte (neto), e Hipérides Duarte (filho), observam o diploma outorgado ao grande patriarca da familia.

Em nome de Mizael Mendes, José Nunes recebe homenagem que foi prestada ao parente ilustre. Durante o encontro, Zé Nunes exerceu bem o seu papel de diácono, na concelebração da Missa em Ação de Graças. Com batina e tudo, como manda o figurino eclesiástico.

O Monsenhor Aluísio Catão também foi homenageado no Encontro dos Filhos e Amigos de Serraria. À semelhança de todos os outros, ele recebeu o diploma das mãos de Roberto Cavalcanti. Antes, porém, Monsenhor Catão concelebrou uma Missa em Ação de Graças na Igreja Sagrado Coração de Jesus, de onde foi pároco durante anos.


Tanto quanto a que foi prestada a Dr. Ovídio, a homenagem ao ex-governador Pedro Moreno Gondim, uma das figuras mais ilustres da história política da Paraíba, foi das mais justas. Pedro Gondim fincou profundas raiz em Serraria, cidade onde iniciou a sua carreira profissional de advogado e transformou num dos seus principais redutos eleitorais. Ainda hoje muita gente pensa que Pedro Gondim é natural de Serraria, face a seus vínculos com a nossa terrinha. Na foto, os filhos de Pedro: Sônia, Nilda e Hamilton. Entre elas, Roberto Cavalcanti, ex-prefeito de Serraria, que entregou o diploma à família de Pedro Gondim.


Ao lado de Getúlio e esposa, ai estou exibindo, orgulbosamente, o documento inerente à homenagem que foi prestada ao meu pai, Manoel Sales de Farias.

Eu, no primeiro plano e, ao fundo, Roberto Cavalcanti e a neta de Dr. Ovídio, irmã de Ricardo Duarte. Flagrante após a entrega da homenagem que foi prestada ao meu pai (Manoel Sales).


A cerimônia em que pessoas ilustres de Serraria foram homenageadas. Postados no adro da Igreja Sagrado Coração de Jesus, da esquerda para a direita: Robertinha Cavalcanti, Gerlane Cavalcanti, Ricardo Duarte, Waldemar dos Santos Lima (ex-prefeito de Serraria), Waldir dos Santos Lima (ex-deputado) e Getúlio (grande serrariense).

Wednesday, September 06, 2006


Jalva Lopes e Eloise Elane (minha esposa companheira de velhas jornadas), no centro de Serraria.